O que são válvulas de retenção e para que servem?

As válvulas de retenção possuem um papel importante na indústria, uma vez que é responsável por promover um controle maior de diversos fluxos. Conhecer a funcionalidade e a finalidade desse tipo de dispositivo mecânico é essencial para garantir o bom funcionamento de diversos sistemas hidráulicos. A seguir, portanto, apresentamos diversos detalhes importantes sobre o assunto para que você possa saber mais. Acompanhe-nos!

O que são válvulas de retenção?

As válvulas de retenção são um tipo de dispositivo mecânico que tem por objetivo permitir o escoamento de um determinado fluxo, para uma direção específica e pré-definida, e impedir que o fluxo reverso aconteça. 

Esse dispositivo pode ser utilizado em diversas aplicações, como por exemplo: 

  • Na indústria química;
  • Tecnologia hospitalar;
  • Instalações de água de processo;
  • Reciclagem;
  • Instalações com fluidos agressivos;
  • Tratamento de esgoto;
  • Entre outras possibilidades.

Vale ressaltar que hoje, no mercado, existe uma série de válvulas de retenção. Cada qual com suas próprias características, detalhes e funcionalidades. Por isso, justamente, é fundamental conhecer modelos diferentes e saber escolher a melhor opção para os seus objetivos.

Para que servem?

Como mencionamos acima, a funcionalidade das válvulas é bastante diversa. Elas podem ser aplicadas na indústria química, em tecnologias de hospitais, instalações de esgoto, entre outras possibilidades.

Conhecer os modelos mais qualificados do mercado é fundamental para garantir o bom funcionamento dos sistemas hidráulicos. A nível de exemplo, a Bermo apresenta 9 modelos de válvulas de retenção, cada qual com suas características únicas, promovendo mais qualidade e efetividade nos seus projetos hidráulicos.

Para mais informações, acesse o guia completo sobre válvula de retenção e fique por dentro de tudo. Solicite o seu orçamento e tire todas as suas dúvidas sobre o tema com a equipe de especialistas da Bermo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =