Entenda as possíveis tecnologias por trás dos sistemas antifurto

Os sistemas antifurto têm sido cada vez mais utilizados em lojas e estabelecimentos que visam proteger os clientes e os colaboradores. Isso porque a tecnologia utilizada é capaz de promover uma série de benefícios para todos os indivíduos.

Conhecer as possíveis tecnologias por trás desse processo relevante é entender como você pode fazer com que a sua loja fique cada vez mais protegida de pessoas mal intencionadas.

Possíveis tecnologias por trás de um sistema antifurto

Assim como é importante entender como funcionam os sensores antifurto em lojas, compreender quais são as potenciais tecnologias utilizadas também faz a diferença. Sendo assim, fique atento à caracterização que damos a seguir.

Basicamente, um sistema antifurto pode contar com dois tipos de tecnologia como “base” para o seu funcionamento: a radiofrequência ou a acusto-magnética.

Ambas têm a função de conectar a antena antifurto com a etiqueta ativa, caso alguém tente sair da loja sem pagar pelo produto que está levando.

Dito de outro modo, veja como funciona um sistema:

  1. Uma etiqueta de segurança é colocada no produto e ativada por meio de uma tecnologia própria.
  2. Na entrada da loja, as antenas antifurto são instaladas e posicionadas por toda a extensão da porta do estabelecimento.
  3. As antenas são acionadas.
  4. A partir disso, se alguém tentar sair da loja com algum produto que esteja com a etiqueta de segurança ativada, esta será detectada pela antena que está na entrada. Como vimos, essa detecção pode acontecer por radiofrequência ou acusto-magnética.
  5. Assim que a etiqueta é detectada pelo sensor na entrada da loja, um alarme é automaticamente acionado para que seja possível averiguar a atitude suspeita do indivíduo.

Viu só como é simples? Um processo muito efetivo que inibe o comportamento de pessoas mal intencionadas, garantindo uma proteção a mais para o estabelecimento em questão e, claro, para as pessoas que ali circulam.Vale ressaltar que depois que a pessoa paga pelo produto, no caixa, a etiqueta é removida ou desativada, evitando futuros constrangimentos.