Backup em nuvem: o que é e como fazer?

Fitas, discos, servidores, HDs externos: a cópia de dados convencional, realizada em dispositivos físicos, já é considerada por muitos uma coisa do passado. Embora esse procedimento de backup ainda seja interessante para muitas organizações, a verdade é que o backup em nuvem é a modalidade mais alinhada com as demandas atuais de segurança da informação.

Créditos: Rawpixel

Como funciona? 

O backup em nuvem é um servidor remoto via web, que garante a integridade das cópias e mantem elas disponíveis para restauração caso ocorra um problema com os servidores e equipamentos locais. Os dados são armazenados em segurança e permanecem sob o monitoramento contínuo de profissionais especializados.

Backup em nuvem: afinal, por que é tão vantajoso investir? 

Confira 6 vantagens imbatíveis que levaram a modalidade a figurar no topo da preferência de gestores de todo o mundo: 

1. Potencialização da segurança e recursos de criptografia

Em ambiente cloud, como mencionamos, as informações não correm riscos de perda devido a incêndios, enchentes, panes, roubos, avarias e demais incidentes relacionados à infraestrutura física.

2. Automação e monitoramento contínuo 

O backup em nuvem também oferece a praticidade da automação, o que possibilita programar backups recorrentes e periódicos, de acordo com o RPO (Recovery Point Objective) e o RTO (Recovery Time Objective) dos negócios. 

3. Redução de custos e pagamento on demand 

Ao se utilizar de servidores virtuais baseados na cloud, os gastos com infraestrutura física são eliminados. 

No modelo on demand, as empresas arcam somente com o espaço e os recursos que efetivamente utilizam, com a liberdade de reduzir ou ampliar a demanda a qualquer momento. 

4. Escalabilidade 

Flexível e elástica, a nuvem se adapta ao volume de dados das empresas com facilidade, reduzindo ou aumentando o espaço conforme necessidade.

5. Acesso remoto

Com o backup em nuvem, as informações podem ser acessadas com rapidez, de qualquer lugar e a qualquer momento pelos usuários autorizados.

6. Mais colaboração e facilidade de compartilhamento 

Ao impactar positivamente a produtividade, a nuvem também abre espaço para mais colaboração entre o time. É possível, por exemplo, que diversas pessoas trabalhem simultaneamente no mesmo documento. 

Como implementar a solução de backup em nuvem? 

Esclareça metas e as etapas de migração 

Para implementar uma solução de cloud backup é essencial traçar um planejamento e ter os objetivos do negócio com esse processo. Identificar brechas de segurança, falhas, pontos fracos e as possíveis soluções trazidas pelo backup em nuvem é um ponto crítico nesta etapa.

Escolha um fornecedor confiável

Créditos: krakenimages

Um bom fornecedor de backup em nuvem será responsável por implementar, monitorar e fazer a manutenção contínua do procedimento. Dessa forma, é possível garantir a proteção total dos dados e a tranquilidade do seu negócio

Conclusão 

Menos vulnerável a erros humanos e técnicos, o cloud backup reduz a complexidade, otimiza os custos e assegura a continuidade das operações ao complementar uma estratégia sólida de segurança.  Sem dúvidas, trata-se da opção mais compatível com as necessidades de proteção cibernética atuais, marcando um passo essencial rumo à competitividade e à cultura de inovação tão indispensáveis ao mercado de hoje.