O referenciamento natural reúne todas as práticas e otimizações que visam fazer seu site aparecer no topo do Google, ganhando visibilidade através de um bom posicionamento. Este é um passo essencial que lhe permite manter a sua atividade na web e proporcionando um tráfego orgânico de qualidade.
A referência de SEO também permite que melhore sua classificação nos resultados de pesquisa e revise seu discurso de marketing seguindo as tendências de pesquisa emergentes de seu público-alvo.
A dificuldade real deste exercício não está na promoção do site aos motores de busca, mas na estruturação do conteúdo. O networking interno e externo é essencial para melhorar seu posicionamento nas palavras-chave escolhidas.
Os resultados do referenciamento natural são visíveis após um certo tempo, pois continuam a ser uma solução para desenvolver a notoriedade do seu site.
O que é SEO?
Em otimização de mecanismos de pesquisa, Search Engine Optimization (SEO) inclui todas as medidas técnicas e relacionadas ao conteúdo para melhorar o posicionamento de determinados termos de pesquisa em um site nas listas de resultados do mecanismo de pesquisa.
SEO: Como aparecer no Google?
Quando um internauta inicia uma pesquisa no Google, o algoritmo do mecanismo exibe uma página de resultados contendo o conteúdo considerado mais relevante para sua consulta.
Para fazer essa análise de relevância, o Google conta com certos padrões bem definidos em suas diretrizes de qualidade. Também considera uma multiplicidade de critérios, sendo os mais importantes o conteúdo, os links e o aspecto técnico dos sites.
Portanto, é quase impossível que um site seja visível na primeira posição no Google se não for otimizado do ponto de vista de SEO. A referência natural permite que posicione seu conteúdo favoravelmente nos resultados de pesquisa orgânica para as consultas que está segmentando.
Opõe-se ao SEA, pois as técnicas utilizadas no referenciamento natural atraem tráfego gratuito. Os resultados são observados gradualmente, na maioria das vezes a longo prazo.
Para ser melhor referenciado no Google, aqui estão alguns critérios a serem seguidos para otimizar seu site:
- A escolha das palavras-chave
- O arquivo robots.txt
- Atributo ALT das imagens
- Tráfego e conversões
- estrutura de URL
- Meta-tags de título
- Arquitetura do site e estrutura de links internos
- Velocidade de carregamento da página
Qual a Importância do SEO no marketing?
Um bom SEO faz com que um site seja classificado na primeira página da SERP. E a crença comum é que as pessoas costumam acessar e revisar as duas primeiras páginas dos motores de busca.
SEO oferece um bom retorno sobre o investimento. Diariamente, quase 80-90% dos clientes verificam as avaliações online antes de finalmente comprarem os produtos.
Para qualquer negócio, a publicidade é a maior necessidade. Quando uma empresa fica online, o marketing funciona melhor para direcionar o tráfego de web em massa. SEO oferece uma oportunidade para uma abundância de publicidade gratuita.
Como iniciar uma estratégia de SEO
A estratégia de SEO é o seu roteiro para tudo o que faz quando se trata de otimização de mecanismos de pesquisa. É necessário determinar e priorizar suas medidas e só então começar com a implementação na forma de criação de conteúdo, construção de links, etc.
As medidas dependem, exclusivamente, do seu modelo de negócios e dos objetivos específicos que definiu antecipadamente. Para ser um pouco mais específico:
- Conteúdo original com alto valor agregado.
- Links de entrada de sites de referência no mesmo domínio que você.
- O comportamento dos visitantes do seu site (tempo de visita, taxa de rejeição, conversões, etc.).
- Otimização técnica do site.
- Entender como funciona o Google Meu Negócio.
Agência de SEO Especializada em Sorocaba
Gostaria de entender como funciona mais a fundo o tráfego orgânico do seu site, melhorando e otimizando o conteúdo? Entre em contato com a equipe da HouseLab, a nossa agência de SEO em Sorocaba está aqui para ajudá-lo a alcançar a visibilidade para seu site.