O exame de ultrassom é um dos mais importantes para a gravidez, uma vez que é a partir dele que se pode analisar e entender como a gravidez está evoluindo “por dentro”. Afinal, é um exame de imagem não invasivo que permite que o médico obstetra avalie e entenda muitas condições do feto em desenvolvimento.
Por isso, sempre que você ouvir falar sobre o ultrassom na gravidez, saiba que se trata de um dos exames mais importantes, completos e emocionantes para os pais. Isso porque é por ele que se pode ver, também, o sexo do bebê!
Continue lendo para saber mais.
O que é ultrassom na gravidez?
O ultrassom na gravidez é um exame que permite entender o perfil biofísico fetal para que, dessa forma, se possa compreender a saúde da gravidez em geral.
Mas, como isso é possível? Basicamente, pelo fato de que o ultrassom é um exame de imagem não invasivo, que consegue formar, através das ondas sonoras, imagens do bebê na barriga da mãe.
Basicamente, as ondas sonoras se movimentam dentro do corpo da mãe, “esbarram” nos órgãos e é nesse momento que os “desenhos” aparecem na tela do computador, refletidos pelas ondas sonoras internas.
Como a saúde do bebê é identificada no ultrassom
A saúde do bebê pode ser entendida a partir do exame de ultrassom justamente porque ele é muito completo e entrega imagens de alta qualidade. Em uma gestação mais avançada, se pode avaliar o sexo do bebê. Mas ainda no início, é possível verificar inúmeras informações importantes acerca da saúde e desenvolvimento, como a possibilidade de o bebê ter síndrome de down.
O exame de ultrassom é muito completo, importante, indolor e não invasivo. Por isso, ele é muito importante para a mãe e também para o bebê terem uma gestação saudável.